Seigokan All Japan Karate-Do Association

A Seigokan é uma organização Goju-Ryu Karate-do fundada em 1945 por Seigo Tada (1922-1997) Hanshi (10º Dan). Com o Hombu Dojo (sede principal) em Himeji, Japão. A Seigokan All Japan Karate-Do Association (SAJKA) – seu nome oficial – tem filiais na Austrália, Brasil, Canadá, China (incluindo Hong Kong e Macau), Índia, Itália, Filipinas, Portugal, Sri Lanka, Estados Unidos, Inglaterra, Chile, Colômbia, Indonésia e Venezuela.

Grande reunião Seigokan

Mestre Seigo Tada foi aluno de Chojun Miyagi e chefe do Karate Club da Universidade Ritsumeikan. Na década de 1960, Seigokan era considerada a mais importante Associação Goju-Ryu (Kai-Ha) no Japão, com mais de 200.000 membros.

Fonte:
http://seigokan-japan.com/index.php?正剛館について

Para o além-mar

Em 1966, Yukiaki Yang Ki, que era instrutor do então Seigokan Karate-do Kobe Dojo, da Universidade de Kyoto de Línguas Estrangeiras, apresentou-se a Hong Kong em 1966. A fundação da filial de Hong Kong havia sido lançada.

Hanshi Seigo Tada e Sensei Yuki Yaki

Em 1967, Hong Kong enfrentava uma séria convulsão política e muitas pessoas foram expostas à violência urbana. A lei proibia o porte de armas, e muitos começaram a aprender artes marciais para defesa pessoal, esperando que pudessem se proteger quando caso fossem encurralados por uma multidão.

Nove meses depois, Hanshi Seigo Tada, visitou Hong Kong e, em 1967, o Hong Kong Seigokan Dojo foi oficialmente licenciado.

Alguns dos iniciantes que visitavam à época, vinham graduados de outros dojos, mas ao entrar na Seigokan assumiam a faixa-branca ate o próximo exame. Alguns deles mais tarde se tornariam presidentes da Federação de Karate de Hong Kong (Sensei Khin Hla) e da Federação de Karate de Macau (Sensei Achiam).

Mais tarde, José M. Achiam, um aluno do Dojo de Hong Kong, retornou a Macau e foi oficialmente autorizado a abrir o Dojo Seigokan de Macau.

A partir da década de 1970, os faixas-pretas do Dojo Seigokan de Macau emigraram para diversos países e continuaram a expandir os ensinamentos do Goju-Ryu karatê-do Seigokan, como Sensei Luis Pedruko e Sensei Acaio (Brasil), Francisco Conceição (EUA), Cezar Pereira (Austrália).

Fonte:
http://seigokan-japan.com/index.php?正剛館 海外支部の歴史について