PostHeaderIcon A ORIGEM DO KARATÊ DE OKINAWA

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Okinawa, ilha situada ao sul do Japão, originariamente não era território japonês. Era um reino com língua (uchinaguchi), administração e filosofia próprias. Devido à sua maior proximidade com a China mantinha com ela um intercâmbio cultural e comercial intenso.

Antes do contacto com a China, existia na ilha uma luta nativa denominada TE. Segundo antigos manuscritos japoneses os primeiros contactos ocorreram no período da Dinastia Tang ( 618 a 906 d.C.), quando várias missões diplomáticas, militares e religiosas visitaram a ilha.

Com o intercâmbio entre os monges budistas de Okinawa e da China ocorreram influências sobre o TE com a introdução de técnicas do Chuan Fa (Wushu).

A sedimentação deste contacto entre as duas culturas aconteceu por volta de 1372, durante o governo do Rei Kumo Sato, de Okinawa, e o imperador chinês Chu Yen Cheang, que promoveram a vinda de diversos mestres chineses, a fim de desenvolver o TE associado ao Chuan Fa. Foi nesta época que as artes marciais se alastraram na ilha.

Muitos pesquisadores do Karate, acreditam que esta arte foi formada a partir da fusão do TE de Okinawa com o Chuan Fa Chinês.

A arte marcial denominada de Kobudo, desenvolveu-se paralelamente ao Karate aproveitando os instrumentos utilizados no dia a dia dos habitantes: kama (foice), bo (bastão), eku (remo) e o nunchaku (batedor de arroz), além de algumas armas específicas, como o Sai.

Em 1609, Okinawa foi invadida por ordem do chefe do clã Satsuma, que tomou a ilha anexando-a ao território japonês.

Mesmo com o domínio tirânico dos japoneses, grandes mestres chineses conseguiram visitar Okinawa, como Kosokun (Kusanku) que ajudou a desenvolver secretamente o que seria denominado de Karate.

Deste período até o século XIX, grandes mestres surgiram como Makabi Chokei, Sakugawa Shungo, Morishima Oyataka, Ginowan Cho’Ho, justamente no período em que os 3 mestres responsáveis pelo Karate criaram suas linhas, as quais originaram os estilos do Karate Moderno.

Tomari Te Matsumura Kosaku
Shuri Te Itosu Ankoh
Naha Te Higaonna Kanryo

A denominação Te era a arte marcial e o nome que a antecede era a cidade em que morava o mestre fundador destas linhas:

· Naha-Te da cidade de Naha,

· Shuri-Te da cidade de Shuri e

· Tomari-Te da cidade de Tomari.

As escolas básicas de Okinawa como Shuri Te e Tomari Te, hoje são conhecidas como o estilo Shorin Ryu e a de Naha Te como estilo Goju Ryu.

Os Quatro Principais Estilos de Karate de Okinawa

Naha Te Goju Ryu Fundado por Chojun Miyagi
Shuri Te Shorin Ryu Fundado por Tomohana Chosin, discípulo do Mestre Itosu Ankoh, em 1933
Tomari Te Shorin Ryu Fundado pelo Mestre Soshin Nagamine, em 1947
Kempo Chinês Uechi Ryu Fundado pelo Mestre Kanbun Uechi, que praticou esta arte de 1897 a 1947, na província de Fukien, a mesma do Mestre Higaonna

Obs.: Estas artes eram conhecidas até o início do século XIX como Tode ou Karate, só que com o significado Mão Chinesa. Atualmente a palavra Karate significa Mão Vazia (kara=vazia e Te = mão).

A escola que interessa ao nosso propósito é a da cidade de Naha, que deu origem ao Karate Goju Ryu.

Foto de Grandes Mestres do Karate de Okinawa

 

Add comment


Security code
Refresh

Banner